terça-feira, 15 de junho de 2010

SEMINÁRIO VIRTUAL- INFORMÁTICA E SOCIEDADE


DISCIPLINA: INFORMÁTICA E SOCIEDADE
ATIVIDADE: SEMINÁRIO VIRTUAL
TURMA:RJ07-RPW
MEDIADORA: NIVIA PEREIRA MASERI DE MORAES
CURSISTAS:  Ludovina Morais de Oliveira Silva




Educação para o século XXI

Segundo o relatório produzido para a UNESCO pela Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, diante dos múltiplos desafios do futuro, a educação surge como um trunfo indispensável à humanidade na sua construção dos ideais da paz, da liberdade e da justiça social.
Este documento considerou as políticas educativas não somente como um processo permanente de enriquecimento dos conhecimentos, do saber-fazer, mas também como uma via privilegiada de construção da própria pessoa, das relações entre indivíduos, grupos e nações.
Ao finalizar os trabalhos, a Comissão fez questão de afirmar a sua fé no papel essencial da educação no desenvolvimento contínuo, tanto das pessoas como das sociedades.
Mas, diante dessa responsabilidade, mais uma vez depositada na educação, cuja ação se concentra principalmente nas mãos do professor, muitas perguntas precisam ser feitas na tentativa de encontrar soluções e redefinir o perfil do educador que está inserido neste cenário sociocultural onde a informação e o conhecimento vem, a todo o momento, afetando e modificando hábitos exigindo uma educação cada vez mais baseada no diálogo, na criatividade e na competência comunicativa.
Diante desse contexto, como poderá o professor construir uma ação didática contextualizada com a realidade atual? Como fundamentar a sua prática pedagógica e que saberes serão exigidos dos profissionais que atuam na educação?
Em busca de respostas convidamos você a repensar a profissão do educador para juntos sugerirmos ações estratégicas e políticas públicas que realmente fortaleçam o seu papel nesse mundo globalizado e complexo mediado pelas tecnologias.
Então, prepare-se! A partir de agora, você será levado a refletir o papel do educador num mundo novo, recheado de tecnologias, mas com um grande diferencial: tecnologias mediadas pelo professor!
Acompanhe-nos! Acesse a Webquest do Educador do Século XXI.


Acompanhe-nos e aprenda com o professor do século XXI.
Acesse a nossa Webquest.






A dinâmica da Webquest criada pelo grupo B para o Seminário Virtual Informática e Sociedade.
Com as novas tecnologias digitais surgem novas formas de acessar a informação possibilitando diferentes formas de construção do conhecimento. Ao apresentarmos o tema a partir da Webquest, com os recursos de interação, sugerimos uma proposta metodológica partindo da atividade orientada e investigativa favorecendo aprendizagens significativas como resultados de atos de cooperação.
Ao participar das atividades sob a forma de tarefas, os cursistas estarão transcorrendo todos os temas propostos para o Seminário Virtual do GRUPO  B na disciplina Informática e Sociedade e ao mesmo tempo, utilizarão as ferramentas da Web 2.0 experimentando novas formas de trabalhar os conteúdos, transformando-os em conhecimentos numa ação didática contextualizada.
“Nesta caminhada, aprendemos a conhecer. Trilhamos diferentes caminhos, respeitamos a condição humana no processo de aprender. Estimulamos as múltiplas linguagens, enfrentamos as incertezas, incentivamos a coragem: Aprendemos a fazer.
Com ética aprendemos a viver juntos, compartilhamos o que aprendemos. Aprendemos a ser  Educadores do século XXI”.

Roteiro feito pelos cursistas: - Webgrafia
Ø  1º passo: “O professor do Século XXI”
Ø  2º passo: Saberes do educador reflexivo
Ø  3º Os saberes do novo educador
Ø  4º passo: Revista Eletrônica do Professor
Ø  5º passo: Wiki do professor reflexivo
Ø  6º passo: Avaliação Reflexiva

Sugestões de pesquisa:


Nenhum comentário:

Postar um comentário