segunda-feira, 14 de junho de 2010

INTRODUÇÃO ÀS NARRATIVAS E ROTEIROS INTERATIVOS

DISCIPLINA: Introdução às Narrativas e Roteiros Interativos


NRI – Atividade 2


Nome do Aluno: Ludovina Morais de Oliveira Silva

Turma: RJ07NRI

Mediadora: Nivia Pereira Maseri de Moraes

Atividade 2 – Gêneros Textuais

Título do material

Gênero

Suporte

Público-alvo

Sobradinho – Sá, Rodrix & Guarabyra (ao vivo)

vídeo

Disponível em: http:// http://www.youtube.com/watch?v=8ERBwtuaYmY

1ª. Série do Ensino Médio

Sobradinho-Biquini Cavadão

Letra de

Música

Letra da música disponível em http://letras.terra.com.br/biquini-cavadao/199940/

Educação Ambiental

Fotografia

Digital

Disponível em: http://www.portaldosformadores.com/wp-content/uploads/2009/06/meio-ambiente-rute5.jpg

Meio Ambiente. Interesses econômicos acima da vida.

Entrevista

Entrevista publicada no jornal Mundo Jovem, edição nº 387, junho de 2008 disponível em http://www.mundojovem.pucrs.br/entrevista-06-2008.php

Justificativa de escolha do material, de acordo com o objetivo e o público-alvo

TEMA: Informação ambiental cidadã.


OBJETIVOS:

  • Estimular os alunos a buscarem e propagarem na comunidade a informação ambiental cidadã, que é a informação baseada na ação.
  • Conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da preservação do meio ambiente e as conseqüências da interferência do homem para o ecossistema.
  • Formar cidadãos conscientes, críticos e ativos diante da questão ambiental.

JUSTIFICATIVA

Há muito tempo que vêm ocorrendo na natureza mudanças ambientais bruscas e descontroladas que se tornaram motivos de preocupações e vêm exigindo do homem novas posturas diante da questão ambiental.

Esse vem sendo o tema preferido dos políticos, dos governantes e a todo o momento uma notícia que envolve uma catástrofe ambiental é transmitida pelos meios de comunicação em todo o mundo demonstrando que o problema é global.

No ambiente escolar, a questão ambiental já vem sendo discutida e há algum tempo vem fazendo parte integrante dos projetos interdisciplinares que são realizados nas escolas.

Diante de tanta política e propaganda, esse é o momento para algumas reflexões.

- Será que o homem está conseguindo reverter esse quadro ambiental?

- As ações necessárias para minimizar os problemas ambientais estão realmente sendo praticadas?

O projeto “Informação ambiental cidadã” se justifica porque incentiva o aluno a buscar informações que verificam se as práticas atuais implementadas pelos governantes e pelos cidadãos em defesa do meio ambiente estão realmente baseadas em ações, mostrar para a comunidade, através do olhar crítico, as conseqüências dessas ações e o que ainda precisa ser feito para a preservação do meio ambiente.

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