segunda-feira, 14 de junho de 2010

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E AS NOVAS TECNOLOGIAS

DISCIPLINA: CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM

CURSISTA: LUDOVINA MORAIS DE OLIVEIRA SILVA

ATIVIDADE 5 – A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E AS NOVAS TECNOLOGIAS

TURMA: RJ07CA.

MEDIADORA: NIVIA PEREIRA MASERI DE MORAES



A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E AS NOVAS TECNOLOGIAS


Vivemos, nesse período, uma grande aventura na trilha do conhecimento. Nesse ambiente de aprendizagem e interação, buscamos construir os principais conceitos referentes ao ato de aprender, integrados com a nossa experiência prática. Começamos abrindo caminhos, buscamos entender o Condicionamento, questionamos se aprendemos através da Resolução de Problemas, buscamos compreender a verdadeira contribuição da Escola Psicanalítica ao Processo Pedagógico e discutimos as diferentes formas de Motivação e o Ato de Aprender.

Entendemos que a articulação entre as aprendizagens e as etapas do desenvolvimento é que possibilita a efetiva construção do conhecimento. Vimos que para Piaget, a interação é a ação entre pessoas e o meio, que geram a conservação, a formação ou a transformação das estruturas cognitivas e a construção de novos significados. Concluímos então que, para nós, durante os momentos de interação, construímos novos significados. Os temas, discutidos no fórum, contribuíram para isso. Fomos convocados a participar e dar a nossa contribuição. Aprendemos e colaboramos com a aprendizagem dos colegas. Desenvolvemos um ambiente de aprendizagem cooperativa. Tivemos a certeza que, como diz o velho adágio: “Juntos somos melhor do que cada um de nós”.

Aproveitando os momentos de aprendizagem que tivemos aqui, eu destaco que, essa vontade de aprender, de desenvolver os temas e interagir com os colegas pode ser considerada bom exemplo de motivação intrínseca. Afinal, a nossa ação se firmou na satisfação de aprender cada vez mais.

Mas, a nossa maior lição foi perceber, que nesse mundo tecnológico, a escola não pode tratar os seus alunos de hoje como se fossem alunos de ontem e que o professor de hoje não pode mais trabalhar somente com as ferramentas que trabalhava ontem. Portanto, esse é o momento certo para refletirmos sobre essa nova realidade escolar e repensarmos a nossa prática, buscando através dos recursos tecnológicos enriquecer o processo ensino aprendizagem, propiciando o desenvolvimento integral do aluno, valorizando o seu comportamento emocional, crítico e imaginário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário