segunda-feira, 14 de junho de 2010

Minhas vivências utilizando mídias e tecnologias

NOME: Ludovina Morais de Oliveira

DISCIPLINA: Mídias na Educação

ATIVIDADE: Atividade 1 – Minhas vivências utilizando mídias e tecnologias

TURMA: RJ07

MEDIADORA: - Nivia Pereira Maseri de Moraes


Minhas vivências utilizando mídias e tecnologias


Sou professora de Matemática e trabalhar com os recursos tecnológicos, a princípio, não era tão simples assim, pelo menos era o que eu pensava. Estava acostumada com o material de sempre, aulas tradicionais, com muito giz e muitos gráficos. Porém, ao me tornar professora de Métodos e Técnicas do Ensino da Matemática no curso Normal Superior, eu percebi que não poderia levar essa visão de professora de Pré-Vestibular para os futuros professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. Precisava de novas idéias, sugerir novos caminhos e em especial: precisava de uma nova metodologia. Procurei então criar o meu material: então lancei mão de filmes, material concreto e softwares de matemática. Consegui, tenho certeza disso, propor uma matemática mais dinâmica e concreta utilizando os recursos tecnológicos que se encontravam disponíveis.

Nesse período, passava dias pesquisando em busca de novas idéias. Encontrei materiais excelentes disponíveis na Internet para esse fim. Percebi que muita coisa já havia sido construída sem que eu tivesse percebido. E o melhor: encontrei muito material para o Ensino Médio. O que mais me encantou foram os softwares para a construção de figuras geométricas e para a construção de gráficos. Isso mesmo, aqueles gráficos que eu levara horas no quadro construindo e explicando para os meus alunos em poucos minutos e os tinha pronto e projetava para os alunos analisando as suas propriedades.

Fiquei a pensar: Quanto tempo perdemos. Os recursos tecnológicos estão aqui para facilitar a vida do professor através da inovação de suas aulas e favorecendo a dinâmica do ensinar e aprender.

Fazer usos desses recursos é antes de tudo um ato de sabedoria e comprometimento com a profissão de educador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário