segunda-feira, 14 de junho de 2010

MÍDIAS E A PRÁTICA PEDAGÓGICA


INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E PRÁTICA PEDAGÓGICA


Nome: Ludovina Morais de Oliveira Silva

Disciplina: O PROFESSOR E A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM A INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS

Atividade: Atividade Final

Turma: RJ-07

Mediadora: Nivia Pereira Maseri de Moraes


Na sociedade do conhecimento e da comunicação de massas em que vivemos, a mídia tornou-se instrumento indispensável do processo educativo. Diante desse cenário, está claro que o professor não é mais o “imperador da educação”. Hoje ele divide a responsabilidade do aprendizado com aluno, e a responsabilidade do ensino com a tecnologia. Mas a tecnologia, por si só, pouco ou nada pode fazer pelo aluno. Nem a quantidade de tecnologia é o grande diferencial para obtenção de resultados. O fator humano ainda é o recurso mais escasso e mais precioso em qualquer empreitada, e principalmente na educação.

Quando o foco sai do professor, para priorizar o aluno, como um sujeito na construção do seu conhecimento, certamente as mídias exercem um grande papel como ferramentas auxiliares nesse processo. Dentro dessa concepção, é exigido do professor saber como utilizar pedagogicamente as mídias, e isso implica “ como, e “porque” utilizar determinadas mídias e o objetivo que se pretende atingir. Isso requer planejamento, de preferência pautado por projetos bem estruturados . Porém, isso exige novas competências e saberes necessários para que o professor possa atuar com desenvoltura e adequação no sentido de integrar sua prática com a tecnologia e as mídias. Dentre essas competências, citamos:

-O professor deve ser um organizador de aprendizagens. Ele deve ser capaz de organizar as mídias que irão servir como recursos facilitadores da aprendizagem

-O professor deve ser capaz de promover a Mediação Pedagógica, onde para isso, será preciso compreender o conhecimento, ser capaz de o reorganizar, reelaborar e de transpô-lo numa situação didática na sala de aula através de uma ação eficiente visando a integração da mídias.

- O professor deve ter conhecimentos das especificidades das mídias,

- O professor deve contextualizar a aprendizagem dando prioridade ao que é significativo para os educandos, trabalhando com projetos de interesse dos mesmos, partindo da realidade vivenciada.

- O professor deve ser capaz de utilizar as mídias, mediando a interação com recursos tecnológicos de forma criativa, integrando teoria e prática do pensar e viver.

Finalizo com a fala de Moran que dia que “Mesmo durante o período escolar a mídia mostra o mundo de outra forma - mais fácil, agradável, compacta - sem precisar fazer esforço. Ela fala do cotidiano, dos sentimentos, das novidades. A mídia continua educando como contraponto à educação convencional, educa enquanto estamos entretidos“.

Moran

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