segunda-feira, 14 de junho de 2010

ROTEIROS INTERATIVOS

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO ÀS NARRATIVAS E ROTEIROS INTERATIVOS

ATIVIDADE FINAL – Roteiros Interativos

TURMA: RJ07NRI

MEDIADORA: Nivia Pereira Maseri de Moraes

ALUNO: Ludovina Morais de Oliveira Silva



O RESGATE DO LIMPEX E AS VITAMINAS


O resgate do LIMPEX E AS VITAMINAS é uma aventura emocionante que acontece mundo do Lixão com o objetivo de resgatar o monstro amigo LIMPEX das garras do seu maior inimigo, o monstro mau PORCÃO. Porção raptou o Limpex porque ele ensinava a manter o ambiente sempre limpo e sem lixo e isso o monstro Porção não podia suportar. Se o monstro LIMPEX não fosse resgatado logo, as crianças de todo o mundo iriam se transformar em mais um monstrinho de sujeira do Porcão.


CENÁRIO:


A aventura vai ocorrer no maior lixão do mundo. Um local imundo, extremamente perigoso cheio de SUJEIRAS TRAIÇOEIRAS, LIXOS TÓXICOS, LIXOS HOSPITALARES, RATAZANAS ENORMES.


PERSONAGENS:


LIMPEX- É o monstro amável. Ele mantém o ambiente limpinho e saudável e vive rodeado de vitaminas. LIMPEX não tolera sujeira. Ele possui o poder de tornar limpo tudo o que toca. Mas, não pode passar mais de um dia no meio da sujeira, porque ele adoece e corre o risco de desaparecer para sempre.

PORCÃO: É o monstro que vive no meio da sujeira e detesta a limpeza. Ele é muito poderoso e tem o poder de transformar qualquer pessoa que fique perto dele por mais de uma hora em um de seus monstros sujões. Com um toque de suas mãos ele transforma qualquer lugar limpo em sujeira. Mas PORCÃO não pode ficar mais de um dia perto num local muito limpo porque senão ele começará a ficar limpo.

SUJEIRAS TRAIÇOEIRAS- São as sujeiras que lançam jatos de sujeira e deixando as pessoas imundas e paralisadas.

LIXOS TÓXICOS – Transformam as pessoas limpinhas em monstros imundos.

LIXOS HOSPITALARES- Deixam as pessoas fracas e doentes.

RATAZANAS- Comedores de todo o tipo de lixo, mas tem medo das vitaminas.

LILICA- Fundadora do clube: OS LIMPÕES. Tem mania de limpeza. Limpa tudo o que está sujo. Vive com um pano na mão. Vê sujeira onde mais ninguém consegue enxergar.

MARCELO- Pertence ao clube dos LIMPÕES. Seu pai é bombeiro e sabe lidar com água para lavar tudo.

MARIANA- Uma menina muito limpinha que tem pavor à sujeira. Vive com o vidro de álcool nas mãos. É apaixonada pelas vitaminas. Conhece todas.

LELECO- Também pertence ao clube dos Limpões como a Mariana, mas o que ele mais gosta é de música.

CASCUDO- Não é muito fã de limpeza, mas gosta demais dos seus amigos e por isso também faz parte do clube OS LIMPÕES.


A DINÂMICA DO JOGO


O objetivo do jogo é que os componentes do clube dos LIMPÕES entrem no lixão e resgatem o Limpex, que está rodeado de lixo, e por isso está correndo o risco de desaparecer para sempre.

Mas, deverão passar pelas 6 etapas

  1. Primeiro ponto é encontrar onde está localizado o esconderijo do porção.
  2. Encontrar uma forma de entrar no lixão
  3. Encontrar o LIMPEX
  4. Neutralizar o PORCÃO
  5. Resgatar o LIMPEX
  6. Acabar com o lixão.

Para a 1ª etapa, as pistas estão nas cartas.

1º Bloco de cartas- A regiões brasileiras

O mestre retira a primeira carta com o nome da região brasileira em que está escondido o lixão. Ele irá fazer mímicas para mostrar as características dessa região, como vegetação, clima. Num total de dez características. Os componentes tentarão acertar cada característica A cada erro haverá uma punição como: vulnerabilidade ao Lixo hospitalar de hepatite, ou o dedo do componente que errou se transforma em lixo, (um perigo se encontrar as ratazanas).

A cada acerto, ganharão uma arma, como proteção ao lixo tóxico Césio, ou vacinas como poliomelite e vitaminas para deixá-los mais fortes.

2º Bloco- Cidade – as pistas estão também nas cartas. E acontecerá do mesmo jeito do bloco 1, com o nome das cidades e o mestre irá tentar passar as suas características.

3º Bloco- Local onde está escondido o lixão. Pode ser cinema, escola, igreja,...

4º Bloco- A entrada do lixão. Ela está protegida pelas ratazanas e pelos lixos tóxicos e hospitalares.

Ao chegar no lixão eles deverão criar estratégias para passar pelos lixos tóxicos e pelos lixos hospitalares, evitando as doenças e buscando encontrar as vitaminas que estão juntas com o LIMPEX.

O jogo termina quando eles resgatam o LIMPEX com as vitaminas, acabam com o lixão e o PORCÃO se transforma ficando totalmente limpo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário