terça-feira, 15 de junho de 2010

O que podemos melhorar?


 Design Didático

Nome: Ludovina Morais de Oliveira Silva
Disciplina: Design Didático
Atividade: Atividade 1- O que podemos melhorar?
Turma: RJ-07
Mediadora: Nivia Pereira Maseri de Moraes




Na Escola do Bairro Cinza os professores não compartilham experiências, não se comunicam, nem desenvolvem projetos integrados. Ela apenas procura cumprir formalidades sem ter  clareza dos resultados de sua atuação. As experiências sócio-culturais dos alunos  raramente são aproveitadas na sala de aula, com isso, os alunos não desenvolvem a sua capacidade criativa.


Para melhor a qualidade do ensino da Escola do Bairro Cinza, a proposta é trabalhar com  projetos transdisciplinares integrados com as diferentes mídias. O ensino através de projetos enfatiza o aspecto globalizador e propicia descobertas de novos caminhos, norteando os alunos na compreensão dos significados. Com a interdisciplinaridade caem as barreiras que separam as disciplinas. O ambiente da escola torna-se um local onde todos atuam com criatividade e responsabilidade, discutindo, realizando e avaliando as atividades e posturas educacionais. 

Mas, antes algumas ações precisam ser tomadas. São elas: 

- Vencer a resistência dos professores que só acreditam em aulas expositivas e dão pouco crédito ao planejamento, discussão e execução coletiva de um projeto. Para vencer essa resistência, o primeiro passo é mostrar como o trabalho com projeto pode ser gratificante se todos se fizerem a sua parte. Isso acontecerá através de reuniões com o corpo docente da Escola. 

- Conversar antes com os educandos para sentir e entender o que eles gostariam que fosse abordado. O tema estabelecido para executar um projeto deve estar relacionado ao interesse dos alunos e fazer parte da vida dos mesmos, para que seja significativo, assim desencadeando o aprendizado.
 
- Junto com a comunidade, organizar um planejamento pedagógico.  É importante lembrar que um projeto é uma ação pedagógica e que será preciso definir o que se quer ensinar, como será avaliado e as estratégias utilizadas. Para tanto, o envolvimento da comunidade é muito importantes para estimular os alunos e manter o interesse no projeto escolhido.

Após escolher o tema do projeto e ter elaborado todos os objetivos a serem atingidos e as estratégias a serem utilizadas, será feito um cronograma e estipulado as formas de avaliação. Será incentivada a produção do aluno cuja socialização será feita através dos recursos da Web.

Com  certeza, a escola agora estará mais colorida já que alunos, professores e comunidade irão trabalhar juntos iluminando a escola que agora se chamará Escola Colorida.

Bibliografia

Ribas, M.H. & Schmidt, L. M. A prática pedagógica como fonte de conhecimento. Ponta Grossa (PR), 1995. ( mimeo)

Mello, Guiomar. Educação escolar: paixão, pensamento e prática. São Paulo, Cortez Editora, 1985.

Disponível: http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2001/em1/em1txt2.htm




Nenhum comentário:

Postar um comentário