segunda-feira, 14 de junho de 2010

INTEGRAÇÃO DAS MÍDIAS NA ESCOLA

DISCIPLINA: MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

CURSISTA: LUDOVINA MORAIS DE OLIVEIRA SILVA

ATIVIDADE 4 – INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS NA ESCOLA

TURMA: RJ07ME

MEDIADORA: NIVIA PEREIRA MASERI DE MORAES


INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS NA ESCOLA

Como professora atuante na sala de aula percebo claramente que estamos diante de um novo cenário. E nesse novo cenário, diante das situações, precisamos saber o que fazer para incorporar no nosso trabalho novas formas de ensinar e aprender. Esse é o momento certo para refletirmos sobre essa nova realidade escolar que associa para palavra e imagem, máquina e ser humano, real e virtual e repensarmos a nossa prática.

Como deve ser então, o novo perfil do professor diante dos alunos que dialogam com as tecnologias? Como trabalhar com essas tecnologias na sala de aula?

Acredito que, diante da velocidade das ações, primeiramente, é preciso ter capacidade para tomar decisões. Mas, tomar decisões apenas não basta. Para que se torne um verdadeiro agente de mudanças, visando uma educação transformadora, o grande diferencial se encontra fundamentado na prática do profissional, no seu conhecimento e, na vontade que esse profissional tem de aprender e interagir com seus alunos.

Para desenvolver um trabalho pedagógico integrando as mídias no contexto da escola é preciso estar atento aos diversos aspectos que envolvem a utilização de uma inovação tecnologia na sala de aula, desde as concepções pedagógicas que as sustentam como também os diversos mecanismos que potencializa o seu uso. Afinal, quanto mais o professor conhecer as formas pelas quais os alunos aprendem, melhor será sua intervenção pedagógica.

Por isso, o foco deve estar na preparação do professor. Esse profissional precisa ser possuidor de um novo olhar e uma nova atitude diante do uso dos recursos tecnológicos sabendo utilizá-los para redescobrir o prazer de ensinar e aprender.

Esse novo professor saberá fazer escolhas e tomar decisões que possam atender as necessidades e anseios dos alunos, contemplar os conteúdos curriculares na realização de atividades voltadas para a aprendizagem com sentido, visando à formação de cidadãos críticos, autores do seu discurso e protagonistas da sua história.

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