segunda-feira, 14 de junho de 2010

Recursos de Pesquisa na Web

ALUNO: LUDOVINA MORAIS DE OLIVEIRA SILVA

DISCIPLINA: RECURSOS DE PESQUISA NA WEB - RPW

ATIVIDADE 1

TURMA:RJ07-RPW

MEDIADORA: NIVIA PEREIRA MASERI DE MORAES


Depois de realizar a minha pesquisa observei que os diretórios por apresentarem uma pesquisa mais seletiva, direta e específica atende de forma mais imediata ao usuário que “sabe o que procura” já que as páginas foram selecionadas manualmente, separadas por categorias e apresentadas a partir de um resumo do assunto a ser tratado. Ao contrário, as máquinas de busca atendem ao usuário “mais aventureiro” por apresentarem uma pesquisa mais ampla, pouco seletiva, tendo em vista que esta seleção é feita sem a intervenção humana e que as páginas não são organizadas hierarquicamente já que essa apresentação se faz através de uma lista única de resultados selecionados a partir da busca por palavras-chave ou através da linguagem natural.

Fiquei indagando como funciona esse mecanismo e como as páginas apareceram no meu índice. Percebi que, para os diretórios, os criadores de sites precisam apresentar suas páginas para os diretórios para serem analisadas pelos editores que as organizam por assunto e apresentam um resumo do seu conteúdo enquanto que, para as máquinas de busca, as páginas são procuradas ou rastreadas por motores que as buscam e as organizam baseados nas palavras contidas nos documentos que se encontram nos sites. Observei também que nos diretórios não tenho chances de encontrar sites pornográficos disfarçados de sites de informação o que ocorre em grande quantidade nas pesquisas realizadas por máquinas de busca.

Com isso, posso concluir que ao pesquisar sobre determinado assunto, o volume dos resultados obtidos é bem menor nos diretórios do que nas máquinas de busca já que no diretório a pesquisa é mais direcionada. Em compensação a qualidade dos resultados obtidos é bem maior nos diretórios, já que foram supervisionados anteriormente por editores. Porém, precisamos estar atendo quanto ao fator atualização sendo que as máquinas de busca dão preferência aos sites que são atualizados com mais freqüência, visto a grande quantidade de sites comerciais, e nos diretórios essa atualização dependerá do fator humano para a produção consciente da informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário