segunda-feira, 14 de junho de 2010

Relatório Pesquisa na Web

RELATÓRIO PESQUISA NA WEB


Nome: Ludovina Morais de Oliveira Silva

Disciplina: Recursos de Pesquisa Web (RPW)

Atividade: Atividade Final

Turma: RJ-07

Mediadora: Nivia Pereira Maseri de Moraes


A Internet além de ser considerada uma imensa rede de comunicação através de computadores interligados, também é uma imensa biblioteca virtual. Mas, como acessar essas informações de forma ágil e seletiva? A pesquisa é uma das tarefas mais apaixonantes, mas também uma das mais árduas e minuciosas. Cada tema explorado, por mais simples e específico que seja, pode relacionar-se a um grande número de autores, livros, artigos e muitos outros documentos.

Precisamos ferramentas de busca na própria Internet. Dentre essas ferramentas, o Google, como uma máquina de busca, cumpre com êxito esse papel facilitando o acesso a essas informações.

Na oficina proposta pelo curso, os exercícios foram feitos com destreza, pois as instruções, utilizando recursos visuais, foram claras, precisas e fáceis de serem comprovadas.

Foi interessante experimentar a agilidade no ato de pesquisar que a ferramenta de busca avançada nos proporciona. Além de permitir a utilização de comandos extras que facilitam ainda mais essa procura através da seleção de diferentes opções de informações, a própria “Pesquisa de Códigos do Google” ajuda a encontrar definições de funções e códigos de exemplo, fornecendo um ponto de pesquisas de código-fonte acessível on-line e abertos ao público. Dentro do próprio ambiente do Google, encontramos também dicas e outras opções para agilizar a pesquisa, através dos links que se encontram na página inicial, como vídeos, notícias, mapas.

Na busca de uma pesquisa acadêmica, o próprio Google encaminha o usuário para o Google acadêmico, que nos fornece uma forma mais simples e eficaz de se pesquisar uma literatura acadêmica de forma mais abrangente e perfeitamente segura através de sites confiáveis mantidos por instituições comprometidas com a seriedade das informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário